segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

La mecánica del corazón

Título: La mecánica del corazón
Autor: Mathias Malzieu
Editora: Reservoir Books
Nota: de 01 à 10, 04

1874, Edimburgo. No dia mais frio da história, um bebê nasce com uma deformidade no seu coração e Madeleine, uma médica-maga da cidade, decide que a única maneira de salvá-lo é colocando um relógio para marcar seus batimentos... E assim está determinada a vida de Jack, que cresce com Madeleine no alto de uma colina. Para sobreviver, três regras precisam ser levadas à risca: nunca tocar nos ponteiros, dominar sua ira e não se apaixonar jamais. Mas o tempo mostra que não se pode mesmo mandar no próprio coração, ainda que parte dele seja mecânica.

Comecei a ler animada, pensando que seria um passatempo legal, já que o conto de acento gótico e clássico foi super premiado e tem sido bastante divulgado. Mas acabou sendo um martírio. Neeeem... Me deu MUITA preguiça. O livro é triste, melancólico demais.

Talvez tenha essa opinião por gostar de finais felizes - e quem não gosta? Mas Jack, personagem principal, por vezes me pareceu incoerente. Tão persistente para algumas coisas e tão apático e conformado para outras.

Mas o livro tem lá o seu valor - eu é não peguei "o espírito", mesmo. Tantos prêmios não viriam à toa, né?

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título A mecânica do coração.

Um comentário:

Que bom receber sua visita. Volte sempre!