quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A walk to remember

Título: A walk to remember
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Grand Central Publishing
Nota: de 01 à 10, 06

Landon Carter está terminando o último ano da escola, e com o objetivo de obter mais créditos acaba se matriculando na turma de teatro. Além disso, enrolou para chamar alguma menina para ir ao baile, e agora precisa recorrer ao anuário do ano anterior para lembra-se das últimas possibilidades... Aí, assim como na aula de teatro, começa uma amizade inusitada com Jamie Sullivan, filha de um pastor batista que sempre fez parte da turma dos "estranhos" da escola, lendo sua Bíblia nos intervalos de aula e andando com o mesmo suéter marrom durante anos.

Falando sério... O livro é bem mais ou menos. Achei lento, pouco profundo e bem, mas bem adolescente mesmo. Demora bastante a acontecer o amor deles de verdade, e quando acontece, é rápido demais.

Poucas vezes a adaptação para o cinema ficou absurdamente melhor como nessa. "Um amor para recordar" é muito mais elaborado e emocionante.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Para sempre de azul

Título: Para sempre de azul - o quarto verão da irmandade
Autora: Ann Brashares
Editora: Rocco
Nota: de 01 à 10, 10!

No último verão das calças viajantes, as meninas enfrentam mais alguns desafios, novamente separadas. Bridget está em um acampamento arqueológico, Carmen participando de uma produção teatral, Tibby fazendo um curso de roteiros (ou não...) e Lena estudando arte.

Não posso descrever mais, senão acabo contando a história toda.

Primeiro, queria retificar algo que escrevi na resenha do segundo livro. Escrevi que a história estava muito diferente no filme; o que aconteceu na verdade foi que abreviaram bastante os verões, pulando direto para o último.

Por não ter muitas novidades (já tinha assistido o filme), não fiquei tão surpresa com o livro. Mas de qualquer maneira, adorei. As meninas amadurecem BASTANTE no decorrer da saga, e essa transformação fica visível no último verão. Continuo gostando muitíssimo de Bee, mas Tibby e Lena me deram um pouco de preguiça em alguns momentos... Vontade de "sacudir" as duas, hehehehehehe...

Recomendo demais a série. Acho que já deu pra perceber, né? :)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Meninas de calças

Título: Meninas de calças - o terceiro verão da irmandade
Autor: Ann Brashares
Editora: Rocco
Nota: de 01 à 10, 09

No terceiro volume da história das amigas que dividem uma calça jeans muito especial, novas personagens aparecem e alguns outros retornam, o que torna o verão das meninas novamente agitado.

Das quatro amigas, a Bee é que a eu mais gosto. Por não ter a mesma estrutura familiar das outras três, ela precisa buscar e aprender por si mesma muitas das coisas dos adolescentes. Não sei, mas tenho mais empatia por ela. Minha vida nada tem a ver com a dela - nada mesmo! - mas penso assim analisando as outras três: Carmen é muito intensa, quase desorientada. Sou bem mais calma. Lena é muito nostálgica, eu não sou nada assim (um dia de fossa no máximo quando não consigo o que eu quero). E Tibby é a Tibby, né?... Mantém as emoções reservadas demais, até que não aguenta mais; eu vou levando na boa, soltando um choro aqui e outro acolá.

Dessa vez, dei nota 9 porque não fiquei TÃO fascinada por esse livro como fiquei pelos outros. Mas por nenhum motivo em especial, só que terminei a leitura sem abrir "desesperadamente" o volume seguinte... hehehehehe...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O segundo verão da irmandade

Título: O segundo verão da irmandade
Autor: Ann Brashares
Editora: Rocco
Nota: de 01 à 10, 10

Na continuação da saga, as amigas tem novos e diferentes objetivos para o verão, mas acabam tendo todas a mesma experiência: descobrir um pouco mais sobre si mesmas.

O livro é bem diferente do filme que fizeram. Mas bastante mesmo. A trama é bem mais complicada, e muito mais emocionante.

Confesso que tive lágrimas nos olhos algumas vezes... A autora consegue falar de sentimentos tão comuns de uma maneira incrível, como se nós mesmos, leitores, estivéssemos ali, sofrendo, desculpando-se e desfrutando junto.

Amei. De verdade.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A irmandade das calças viajantes

Título: A irmandade das calças viajantes
Autor: Ann Brashares
Editora: Rocco
Nota: de 01 à 10, 10!

As quatro melhores amigas Bridget, Carmen, Tibby e Lena passarão pela primeira vez o verão separadas. Na véspera da despedida, experimentam um jeans que veste perfeitamente em todas, apesar de suas diferentes formas. Fica combinado então que a calça "mágica" será a ligação que existirá entre elas durante aquele período, em que todas deverão usá-lo.

A história é leve e muito gostosa de ler. É um livro bem adolescente (nunca deixei de ler determinada literatura com base na faixa etária indicada) e bem escrito, com personagens interessantes. Sai um pouco do abordado no maioria dos livros do gênero, que fala muito sobre meninos e escola e deixa outros assuntos escritos de uma maneira bem superficial, quando abordados - como se adolescente não passasse por essas coisas, como morte por exemplo, sabe?

Já estava na minha lista de futuras leituras há tempos, mas protelei bastante por causa do preço, que nunca abaixava. Mas ontem consegui uma versão da coleção completa (são quatro volumes) em formato ebook e com uma apresentação bem bacana, e acabei lendo assim mesmo.

Daqui uns dias conto como foram os outros. Mas esse valeu demais!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

(Tudors IV) O bobo da rainha

Título: O bobo da rainha
Autor: Philippa Gregory
Editora: Record
Nota: de 01 à 10, 10!

A menina judia Hannah encontra refúgio da Inquisição na corte da rainha Mary Tudor, como seu bobo santo. Acaba envolvida em uma perigosa rede de conflitos, dividida entre o amor que sente por sua senhora e a admiração por Elizabeth, filha de Ana Bolena, que deseja ardentemente o trono da Inglaterra.

A semelhança de Mary com sua mãe, Catarina de Aragão, é impressionante. Sua fidelidade à Igreja, ao marido, ao país, além de o amor que sente por Elizabeth, irmã que começou a andar com seu apoio, a impedem de reagir à horrível trama que se monta pela Inglaterra, e Hannah é uma das poucas pessoas confiáveis na corte.

Elizabeth não nega o sangue Bolena, e é apresentada sedutora e inteligente, além de não economizar encantos para conseguir o que quer.

Hannah passeia pelos dois lados dessa intriga, e mais uma vez Philippa Gregory prova sua majestade na escrita dos romances históricos, que tece repleta de detalhes, emoções e conflitos.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Mentes perigosas

Título: Mentes perigosas
Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Fontanar
Nota: de 01 à 10, 06

Escrito em uma linguagem bem acessível aos leigos, o livro aborda um assunto bastante intrigante e do qual pouco sabemos: a psicopatia. Quem são os psicopatas, como eles agem, como se defender deles.

A leitura valeu à pena por ter colocado abaixo a idéia errônea de que os psicopatas são só os serial killers, pedófilos, etc. Eles são mais comuns do que se supõe à primeira vista, e podem estar mais próximos de nós do que imaginamos.

Mas acredito que a escrita torna a situação mais urgente do que parece realmente. A autora, sem querer, acaba despertando uma "mania de perseguição" no leitor, que passa a analisar do começo ao fim as atitudes dos outros e tentando diagnosticar a psicopatia, que é o tempo todo descrita como presente em todos os lugares...

Penso que o livro serve como alerta, informa e derruba idéias pré-concebidas sobre o assunto. Mas poderia passar sem tanto alvoroço, não fosse a presença da autora em programas de tv e sua "consultoria" prestada à Glória Perez na novela "Caminho das Índias", para a construção da personagem Ivone.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Deixados para trás V - Apoliom

Título: Deixados para trás V - Apoliom
Autor: Tim LaHaye & Jerry B Jenkins
Editora: United Press
Nota: de 01 à 10, 07

No quinto volume da série, o Comando Tribulação vai a Jerusalém para o grande encontro das testemunhas, apesar de todas as ameaças feitas pela Comunidade Global. A gravidez de Chloe avança e a existência de Deus se evidencia ainda mais com os novos sinais apocalípticos.

O livro não apresenta mudanças na escrita dinâmica de LaHaye e Jenkins. A luta parece tornar-se cada vez mais difícil, e mais um do CT morre... Um dos três "Ais" ataca os não-crentes e o livro termina dando sinais de que a perseguição incansável aos santos vai começar pra valer.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

El cuento número trece

Título: El cuento número trece
Autor: Diane Setterfield
Editora: Lumen
Nota: de 01 à 10, 09

Vida Winter é um escritora de muito sucesso que ainda precisa contar sua verdade. Para isso, contrata Margaret, uma jovem biógrafa criada em uma livraria e apaixonada por livros. A décima terceira história, há anos aguardada pelos fãs da sra. Winter, revela-se então intrigante, misteriosa e emocionante.

O livro é incrível. Arrastei um pouco a leitura nas primeiras 130 páginas, mas depois fica impossível parar de ler. A verdade impressiona e surpreende.

Acho que gostei bastante também porque fazia tempo que não lia alguma coisa do gênero. Ultimamente tenho lido muitos romances históricos e séries. De vez em quando ler algum "filho único" assim é bom, né?

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título O décimo terceiro conto.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

(Tudors III) A herança de Ana Bolena

Título: (Tudors III) A herança de Ana Bolena
Autor: Philippa Gregory
Editora: Record
Nota: de 01 à 10, 07

No terceiro volume da saga Tudors, Ana de Heves, Catarina Howard (quarta e quinta esposas de Henrique VIII) e Jane Bolena (irmã do falecido George, irmão de Ana e Maria Bolena) contam a história que seguiu após o reinado e morte de Ana Bolena. O rei está gordo, velho e com a carne apodrecida, sofrendo de dores horríveis na ferida de sua perna e de um humor cada vez mais flutuante.

Ah… Esperava mais. Continua a primorosa escrita de Philippa Gregory, mas a falta de graaaaaaaaaandes acontecimentos deixa a história um pouco preguiçosa em relação aos primeiros dois volumes. Cada capítulo é narrado por uma das mulheres, o que permite ter-se uma idéia da impressão que os outros tinham das narradoras.

O próximo da coleção é O bobo da rainha, que ainda não tenho. Mas até o fim de novembro ele já estará na estante.

(Tudors II) A irmã de Ana Bolena

Título: (Tudors II) A irmã de Ana Bolena
Autor: Philippa Gregory
Editora: Record
Nota: de 01 à 10, 10! :)

No segundo volume da consagrada saga dos Tudors, a autora conta a história da ambição dos Bolena, que desejam colocar uma rainha no trono à qualquer preço. Narrada na voz de Maria, irmã de Ana, revela o lado podre da nobreza, e o que alguém pode ser capaz de fazer quando está cego pelo “querer mais”.

Como no primeiro livro, a escrita de PG é incrível. Ficamos imersos no mundo daquela corte, conhecendo bem as personagens e acompanhando com ansiedade o destrinchar da história. Impossível parar de ler!!!

Amanheço o dia partindo para o terceiro livro, que certamente não demora a dar as caras por aqui.

Deixados para trás IV - A colheita

Título: Deixados para trás IV – A colheita
Autor: Tim LaHaye & Jerry B Jenkins
Editora: United Press
Nota: de 01 à 10, 06

Na quarta parte da saga baseada no Apocalipse, Comando Tribulação enfrenta as consequências do grande terremoto. A busca por seus membros é sofrida, e os resultados nem sempre satisfatórios.

Esse foi o primeiro volume da coleção que não me prendeu muito. Achei bem arrastado, sem grandes acontecimentos e a história de maneira geral não teve grandes avanços.

Los pilares de la tierra

Título: Los pilares de la tierra
Autor: Ken Follett
Editora: Debolsillo
Nota: de 01 à 10, 09!

A história de passa entre os anos de 1135 à 1174, na Inglaterra, e conta a saga da construção de uma grande catedral, através da vida de seus construtores e o monastério que se encontra na cidade.

Procurei o livro por recomendação do meu marido, que já havia lido alguns anos antes. É gigantesco – 1356 páginas – e riquíssimo em detalhes, fato que chegou a me provocar preguiça em determinadas partes (e por isso, a nota 9). Mas é impossível o leitor não se sentir envolvido pelas histórias de Tom, Jack, Ellen, Aliena e Philip.

(Destaco aqui meu ódio em relação ao personagem de William, uma escória sem fim).

A construção da catedral de Kingsbridge é incrível e por vezes inconcebível. São várias as provações que os monges passam para conseguir ver sua grande igreja pronta, e o sonho de Tom e – posteriormente – de Jack quase não se realiza. Mistério, romance, guerras e grandes emoções recheiam as páginas, que depois de 20 anos tiveram sua continuação publicada: Un mundo sin fin.

Acho que, para seguir com essa história, vou precisar dar uma arejada na cabeça. Daqui uns dias eu volto com meu parecer sobre o livro seguinte. ;)

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título Os pilares da terra.

Deixados para trás III - Nicolae

Título: Deixados para trás III – Nicolae
Autor: Tim LaHaye & Jerry B Jenkins
Editora: United Press
Nota: de 01 à 10, 10! :)

No terceiro volume da série, o anticristo chega ao poder e estoura a Terceira Guerra Mundial. Ben-Judá torna-se um fugitivo, e a mão de Deus é posta constantemente em sua vida.

Gostei muito, especialmente do final – eles conseguem terminar os livros de um jeito que o leitor já sai procurando o seguinte, sério!!! A série é realmente espetacular.

Deixados para trás II - Comando Tribulação

Título: Deixados para trás II – Comando Tribulação
Autor: Tim LaHaye & Jerry B Jenkins
Editora: United Press
Nota: de 01 à 10, 08

No segundo volume da série, Bruce, Buck, Chloe e Ray seguem estudando o livro do Apocalipse para estarem preparados para o que está por vir. O relacionamento de Buck e Chloe começa a desenrolar, e Igreja se expande e as testemunhas do Muro das Lamentações pregam ininterruptamente, fazendo cair qualquer um que se aproxima com o intuito de fazer que com se calem.

O livro continua desvendando um Nicholae Carpathia demoníaco, capaz de manipular a todos os que estão perdidos. O namoro do Buck e Chloe demora para acontecer, e acredito que o livro poderia ter sido condensado em umas 280 ou 300 páginas no máximo, ao invés de suas 420. Mas isso não impediu minha leitura em duas tardes! :)

O fim, assim como no primeiro livro, deixa uma brecha enorme para sua continuação, que já está esquentando na prateleira.

(Tudors I) A princesa leal

Título: (Tudors I) A princesa leal
Autor: Philippa Gregory
Editora: Record
Nota: de 01 à 10, 10!! :)

No volume que apresenta a saga dos Tudor, a autora conta, com maestria, a história de Catarina de Aragão, misturando fatos históricos com ficção.

Impossível parar de ler. A M E I . Já imaginava que iria gostar muito, já que tudo dessa época me seduz. Mas fiquei surpresa com a escrita de Gregory, que é realmente fascinante. Mostrou uma Catarina forte, amada pelo povo, RAINHA em todos os aspectos.

A coleção completa são seis volumes, dos quais somente quatro foram lançados no Brasil. A ordem de publicação não seguiu a cronológica, que é essa aqui:

1. A princesa leal (2005)
2. A irmã de Ana Bolena (2002)
3. A herança de Ana Bolena (2006)
4. The Queen’s fool (2003)
5. O amante da virgem (2004)
6. The other Queen (2008)

La materia oscura II - La daga

Título: La materia oscura II – La daga
Autor: Philip Pullman
Editora: Ediciones B
Nota: de 01 à 10, 07

Na segunda parte da grande aventura de Lyra, o autor introduz um novo importante personagem: Will. Filho de um grande explorador que há muito está desaparecido, tem como grande objetivo encontrar seu pai, e nessa busca acaba descobrindo que é o portador da faca sutil, objeto capaz de abrir portas para outros mundos.

Esperava mais… Até a página 180 mais ou menos, a história demora muito pra acontecer, como se o autor estivesse um pouco sem saber como desenrolar os fatos. À partir daí que fica interessante, e não dá mais pra largar.

Dei uma enjoada, acho que por a história ter demorado para acontecer dessa vez. Vou dar um tempinho na série, deixando pra depois o terceiro volume.

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título A faca sutil (trilogia Fronteiras do universo).

Deixados para trás I

Título: Deixados para trás I
Autor: Tim LaHaye & Jerry B Jenkins
Editora: United Press
Nota: de 01 à 10, 10!

No primeiro volume da série de treze, Deixados para trás apresenta o início da história dos últimos dias. Misturando ficção com profecias bíblicas apresentadas em Apocalipse, LaHaye e Jenkins dão uma amostra do que poderia acontecer no mundo quando o Arrebatamento ocorresse. Como timão do livro, dois personagens – um comandante de uma grande companhia aérea e um dos mais aclamados repórteres do mundo – vão vivendo suas vidas, com seus medos e descobertas.

Achei muito bom. Bem tramado, inteligente, instigante e, o mais interessante no meu ponto de vista, objetivo. Confesso que me tocou. Se o Arrebatamento fosse agora, você estaria com os levados para o céu ou seria deixado para trás?…

Millennium I - Os homens que não amavam as mulheres

Título: Millennium I - Os homens que não amavam as mulheres
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Nota: de 01 à 10, 09

O primeiro livro da trilogia Millenium apresenta dois pesquisadores-detetives, que tem como tarefa desvendar um mistério sem explicação há mais de 40 anos: uma jovem desaparece aos 16 anos sem deixar pistas, e seu tio-avô não deseja se despedir da vida sem saber a verdade.

No começo, demorei um pouco a “engrenar” a leitura. Mas lá pela tantas, não consegui soltar o livro mais. O autor escreve MUITO, transmitindo as emoções das personagens com uma sensibilidade incrível. Larsson entra para minha lista de escritores prediletos co certeza!

A farsa

Título: A farsa
Autor: Christopher Reich
Editora: Sextante
Nota: de 01 à 10, 07

Jonathan Ransom perde sua esposa em uma escalada nos Alpes Suíços e logo retira em uma estação de trem duas malas de conteúdos altamente questionáveis, direcionados à ela. Descobre assim que a mulher com quem havia passado os últimos oito anos era uma completa desconhecida. Em busca da verdade, Jonathan se envolve em uma perigosa aventura, fugindo da polícia que o confunde com um terrorista internacional e tentando saber a verdade sobre Emma.

A história começa com três cenários diferentes, que vão se mostrando interligados no decorrer da leitura. Riquíssimo em detalhes e repleto de mistérios, o livro corre o risco de acabar cansativo, mesmo com todos os perigos corridos. A adaptação para o cinema que deverá ser interessante, já que a forma dinâmica como foi escrito dá idéias de um roteiro eletrizante.

La materia oscura I - Luces del norte

Título: La materia oscura I - Luces del norte
Autor: Philip Pullman
Editora: Ediciones B
Nota: de 01 à 10, 10 :)

O primeiro volume da saga La materia oscura, que deu origem ao filme The golden compass, conta o início da saga de Lyra, menina de 11 anos que vive em um colégio renomado em Londres, e seu daimonion, Pan (bichos que acompanham os humanos e que refletem um pouco de sua personalidade). Motivada pela curiosidade, descobre o motivo que tem levado ao desaparecimento de crianças por todos os lados, e com a ajuda de seu aletiômetro (espécie de bússola que mostra a verdade), parte em direção ao norte acompanhada de um grupo de homens e um grande urso polar.

Como era de se esperar, o livro é infinitamente melhor que o filme. A história é rica em detalhes, repleta de personagens bem construídos e com uma carga de fantasia incrível.

Pena que agora vou precisar esperar um pouco para comprar os outros volumes da trilogia. Tenho duas pilhas de livros me esperando aqui; se chegar com mais algum outro livro em casa vou precisar internar… hahahahahaha…

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título A bússola de ouro (trilogia Fronteiras do universo).

O diário da princesa

Título: O diário da Princesa
Autor: Meg Cabot
Editora: Record
Nota: de 01 à 10, 07

No primeiro livro da série, Meg Cabot apresenta Mia, uma adolescente que nem imagina o quanto sua vida iria mudar quando descobre que é a princesa herdeira do trono de Genovia. Escrito em formato de diário mesmo, Mia descreve suas aventuras, amores e desamores, bem típicos das meninas de sua idade.

Achei o livro bem bonitinho. Bastante previsível e teen, mas bem bacana e certeiro para o público-alvo. A escrita é bem leve e pode ser que eu me aventure nos próximos volumes…

Marley & Me

Título: Marley & Me
Autor: John Grogan
Editora: Harper
Nota: de 01 à 10, 09!

O livro, que se tornou ainda mais famoso após ter sua história transformada em filme, conta a saga de Marley desde seus primeiros momentos com seu dono (narrador do texto), incluindo todas as trapalhadas, emoções e desafios que uma família e um cachorro de 45kg podem viver juntos.

A trama é bem bonitinha. Há várias passagens que, como sempre, são omitidas no filme – destaque especial à viagem de avião da família quando se muda para a Pensilvania, que é hilária. Impossível não se apanhar rindo ou balançando a cabeça durante a leitura… Marley é um cão para se amar e odiar. Como diz o próprio Grogan, “o melhor pior cachorro do mundo”.

(Este foi o primeiro livro de tamanho respeitável que li em inglês. Enrolei até pra criar coragem… e conclui que preciso repetir a experiência. Minha conversação é ótima, mas a escrita e a leitura podem melhorar BASTANTE.

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título Marley e eu.

Las hermanas Concannon II - Nacida del hielo

Título: Las hermanas Concannon II - Nacida del hielo
Autor: Nora Roberts
Editora: Suma de Letras
Nota: de 01 à 10, 08!

Na continuação da saga das irmãs Concannon, conhecemos a história de Brianna, dona de um pequeno hotel no interior da Irlanda e que vive só. Aos 28 anos, teve apenas um romance na vida, que deixou seu coração quebrado e “fechado para balanço”. Até que surge Gray, um hóspede no hotel conhecido mundialmente por seus livros de mistério e assassinato. De coração tão solitário quanto Brie, acaba se deixando levar pelo amor desinteressado e bonito que os une, e acabam vivendo uma emocionante história de amor.

Gostei muito. Bem mais do que o primeiro da série, Nacida del fuego. Acho que porque me identifiquei com Brianna, com todo o seu zelo em relação à sua família e ao gosto pela vida tranquila. Li rapidinho, e fiquei até triste quando terminou. :) Agora é esperar pelo Nacida de la vergüenza!

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título Laços de gelo (Trilogia da fraternidade).

La apelación

Título: La apelación
Autor: John Grisham
Editora: Plaza Janés
Nota: de 01 à 10, 05

Uma grande empresa é declarada culpada em primeira instância por envenenar a área de toda uma cidade, matando e provocando enfermidades sérias na população. Penalizada a pagar uma indenização de 41 milhões de dólares para somente uma das famílias, a companhia decide arquitetar a entrada de um novo juiz no Tribunal Supremo, que possa atender em favor da empresa.

Ler esse livro foi um problema porque eu não conseguia desvincular a imagem da Erin Brockovich em nenhum momento. A base da história (empresa que provoca mortes e câncer no povo por envenenamento) é a mesma, e isso me entediou um pouco. Além disso, achei que a política tomou conta demais da trama, que acabou ficando um pouco chata…

Ah! E o final… Putz.

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título O recurso.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

El laberinto de la rosa

Título: El laberinto de la rosa
Autor: Titania Hardie
Editora: Suma de Letras
Nota: de 01 à 10, 04

O livro prometia muito. Conta a história de uma herança misteriosa passada de geração à geração, que precisa ser desvendada.

Achei a escrita muito confusa. Além de não seguir nenhuma ordem cronológica, a autora lança UM MONTE de informações, que acabam fazendo uma bagunça gigante. Mais para o finalzinho, começa um blá-blá-blá que ninguém merece.

Levou nota 04 pelo potencial que a história tinha. Mas que foi um livro desses que não acabam nunca, isso foi.

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título O labirinto da rosa.

Gossip girl I - As delícias da fofoca

Título: Gossip girl I – As delícias da fofoca
Autor: Cecily von Ziegesar
Editora: Record
Nota: de 01 à 10… 03

A saga dos livros deu origem à série da Warner Channel, de mesmo nome. Conta a história dos bastidores das refinadas escolas novaiorquinas, frequentadas pela nata da sociedade da cidade. No meio, sexo e drogas são liberados pelos pais, desde que nada se transforme em um escândalo.

Resolvi ler depois de perceber o tamanho do sucesso que a “literatura” estava fazendo. Nossa senhora do pão-de-queijo. Pra quê?…

A trama se resume à personagens vazios, adolescentes fúteis que vivem em um mundo que, sinceramente, prefiro nem acreditar que existe.

Dizem que a tendência é melhorar, à medida em que a série avança – são 12 (DOZE!) volumes. Será que eu vou ter coragem de dar mais uma chance…? Sei, não.

Sobrevivi para contar: o poder da fé me salvou de um massacre

Título: Sobrevivi para contar – o poder da fé me salvou de um massacre
Autor: Immaculée Ilibagiza
Editora: Fontanar
Nota: de 01 à 10, 10!

Em um relato impressionante, Immaculée conta o que passou no genocídio que assombrou Ruanda, seu país de origem, em 1994, matando mais de 1 milhão de pessoas. Mas mais do que sofrimento, ela mostra como sua fé foi imprescindível para sobreviver ao pesadelo.

O livro é emocionante. A leitura “prende” bastante, e a situação relatada é além do que se poderia imaginar. Immaculée dá um testemunho incrível e que serve de lição para muitos que fraquejam à menor das tribulações.

Amanecer

Título: Amanecer
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Alfaguara
Nota: de 01 à 10, 10! :)

No quarto e último livro da série, Bella e Edward precisam enfrentar desafios ainda maiores do que poderiam imaginar. Haveria uma saída?

Na minha opinião, Stephenie Meyer estava guardando o melhor para o final. Mais emoções, mais conflitos, a morte tão próxima à todo o tempo. A história termina completa. Pena que acabou!…

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título Amanhecer.

Eclipse

Título: Eclipse
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Alfaguara
Nota: de 01 à 10, 09!!!

Continua a saga vampiresca...

Diferentemente do “arrastado” volume dois, a autora voltou com tudo neste terceiro livro da saga de Bella e Edward. A leitura é rápida – apesar das enormes 619 páginas – e super dinâmica. Engoli o livro!!!!

Por que então a nota 09? Jacob, dessa vez, me pareceu insuportável. E Bella junto com ele, muitas vezes. Aff… Edward forever!!!! Hahahahahaha…

Agora… Amanecer!

* No Brasil, esse livro foi publicado com o mesmo título.

Luna nueva

Título: Luna nueva
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Alfaguara
Nota: de 01 à 10, no máximo 06!

No segundo volume da série, S. Meyer segue a história de Bella e Edward, com seu amor vampiresco impossível.

Achei fraquíssimo. A trama começa a esquentar da metade pro fim. Mas até chegar lá (são mais de 500 páginas no total)… putz. Super arrastado!! A impressão que deu foi que a autora estava sendo engolida pela editora para entregar material e foi enchendo linguiça até conceber a idéia.

Mas uma coisa eu tenho que admitir: Lua nova é bem mais sombrio do que Crepúsculo, pois a parte em que a história se torna mais dinâmica, a atmosfera fica mais assustadora – ainda que em doses mínimas, como um romance adolescente deve ser.

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título Lua nova.

As cinco linguagens do amor

Título: As cinco linguagens do amor
Autor: Gary Chapman
Editora: Mundo Cristão
Nota: de 1 à 10, 10! :)

Trata das formas de receber e dar amor, divididas em cinco grupos: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico. Ensina a encontrar sua própria linguagem e como identificar a de seu cônjuge.

O livro estava estacionado na estante há um tempo, insistindo em me chamar todas as vezes que passava por ele. Resolvi ler e amei! A leitura é gostosa, fácil, e muito interessante. Recomendo!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Las hermanas Concannon I - Nacida del fuego

Título: Las hermanas Concannon I - Nacida del fuego
Autor: Nora Roberts
Editora: Suma de Letras
Nota: de 1 à 10, 7

Conta a história de Maggie, uma mulher de temperamento forte, que vive de sua arte com vidros. Leva uma vida simples e vende suas obras por preços baixíssimos, até que conhece Rogan – um apreciador e homem de negócios do ramo, que lhe apresenta muito mais do que a oportunidade de vender suas peças pelo preço que realmente valem. Maggie se apaixona por ele e a história vai correndo.

Como já comentei aqui no blog, nunca havia lido nada de Nora Roberts e resolvi dar uma chance depois de descobrir a quantidade de livros que essa dona já escreveu e vendeu.

A leitura é gostosa, e corre fácil. Nora escreve bem, transporta o leitor para o mundo de suas histórias e prende a atenção. Mas não espere um livro sensacional; é bem novelinha. Boa pra ler debaixo da coberta, de preferência num dia frio – intercalando um soninho jóia entre uns capítulos e outros!

* No Brasil, esse livro foi publicado com o título Laços de fogo (trilogia da Fraternidade).

A menina que roubava livros

Título: A menina que roubava livros
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Nota: de 1 à 10, 10!

Alemanha nazista. Liesel é uma menina que vai morar com pais adotivos em uma cidadezinha do interior. A nova vida é tão difícil quanto à antiga, mas o amor do pai (e também da mãe, ainda que duvidoso), a amizade incondicional de Rudy e os livros tornam a fome, o frio e o medo suportáveis. A história é narrada pela Morte, tão presente nesses tempos.

Amei. Achei que pudesse gostar, mas não imaginava que seria tanto. O texto é dinâmico, com capítulos curtos e diálogos pequenos, o que deixa a leitura fácil. As 480 páginas foram embora rapidinho! É comovente, e apesar das tristezas da vida da menina, vale muito à pena.

Ensaio sobre a cegueira

Título: Ensaio sobre a cegueira
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Nota: de 1 à 10… 9!

Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago descreve o mundo assolado pelo “mal branco”, uma súbita e contagiosa cegueira que atinge rapidamente a todos. Imagine, um mundo de cegos.

Confesso que tinha curiosidade de ler Saramago, mas assustei um pouco com a escrita dele. Difícil no começo, pra quem não está acostumado… Parágrafos longos, super detalhados, diálogos sem travessão. Na contra-capa, é apresentado como “companheiro” de prateleira de outros autores consagrados, como Franz Kafka e Elias Canetti.

Li sem pensar na filosofia da coisa. E, como já escrevi, depois que acostumei, gostei. Me envolvi bastante com a leitura, continuando com a cabeça imersa na história mesmo depois de fechar o livro. Recomendo pra quem gosta mesmo de ler.

A vida secreta das abelhas

Título: A vida secreta das abelhas
Autor: Sue Monk Kidd
Editora: Ediouro
Nota: De 1 à 10, 8!

Lily é uma menina que vive imersa na culpa. Após uma bala de revólver disparada por ela acidentalmente tirar a vida de sua mãe, a criança vive com o pai, um sujeito frio e bruto. Decidida a mudar sua vida, parte em busca de respostas, usando as poucas lembranças da mãe como pista.

A história é muito bonita. O amor e a paciência que August (personagem que surge no desenvolver da trama) sente por Lily é tocante, e as lições sobre a vida das abelhas são muito interessantes. Considero como único ponto negativo Maria (mãe de Jesus) ter sido colocada com tamanho poder. Mas no geral, o livro é muito bom!

O castelo de vidro

Título: O castelo de vidro
Autor: Jeannette Walls
Editora: Nova Fronteira
Nota: de 1 à 10, 10! :)

Nunca havia ouvido falar nesse livro – ainda que estivesse há dois anos na lista dos mais vendidos de acordo com o New York Times. Até que assiti a Maitê Proença falando sobre ele. Minha curiosidade foi logo atiçada, e corri pra anotar o nome.

Essa é a autobiografia de uma grande jornalista americana, que após um largo período de sua vida em que esconde de todos as suas origens, decide escrever sobre uma infância e adolescência nada fáceis, com uma riqueza de detalhes impressionante.

Foi uma grata surpresa. Como escrito pela National Review Online, “O castelo (…) poderá, por vezes, exaurir suas energias, outras, enchê-lo de fúria, e, finalmente, deixá-lo de queixo caído, maravilhado.” Para mim, a mensagem principal foi como a forma que nós temos de encarar os problemas pode ser decisivo para a nossa felicidade. Como é possível criar finais felizes, independente das situações.

“O castelo de vidro é uma linda história de triunfo sobre todo tipo de adversidade, uma narrativa emocionante sobre o amor incondicional por uma família que, apesar de seus defeitos, deixou para Jeannette Walls uma rica herança: determinação para construir uma vida bem-sucedida.” (trecho extraído da capa do livro)

O salão de beleza de Cabul

Título: O salão de beleza de Cabul
Autor: Deborah Rodriguez
Editora: Elsevier
Nota: De 1 à 10, 8!!

Comprei esse livro quase que por acaso. Estava com o “carrinho” do submarino cheio (9 livros) e esse apareceu como sugestão por um preço ridículo. Gostei da descrição, do tema e acabei levando. Fiquei super feliz com a aquisição!!

A autora é cabeleleira e depois de alguns episódios da vida decide fazer mais pelos outros. Sai com um grupo de voluntários rumo ao Afeganistão, com o objetivo de abrir uma escola de beleza na cidade. Em meio a uma cultura completamente diferente da sua, ele descobre novos valores e novos amigos, e como uma mão estendida pode mudar e muito a vida das pessoas.

Esse foi mais um daqueles livros muito bons que, além de contar histórias fascinantes, dá ao leitor a oportunidade de conhecer mais sobre outros povos.

E qual foi a razão da nota 8? Parece que, de repente, a autora cansa de escrever e termina o livro super rápido, em umas 10 páginas. O leitor fica um pouco “no vácuo”, depois de envolver-se tanto com as histórias, e em certos momentos não entende muito como se deram os fatos. Mas, de qualquer maneira, vale à pena. Recomendo!

Como andar de salto alto

Título: Como andar de salto alto - o guia prático da Cinderela moderna
Autor: Camilla Morton
Editora: Matrix
Nota: De 1 à 10, levou um 3!

O livro, como o próprio subtítulo apresenta, é um guia prático, com dicas básicas sobre assuntos diversos – desde como funciona um celular e à jardinagem. Os comentários eram favoráveis e o lançamento (?) da segunda edição foi super badalado. Não seria qualquer porcaria que teria participação de Manolo e Gabana, pensei eu. E… pensei errado.

Me senti como uma daquelas mulheres do Sex and the City. Pense em uma revista do naipe da Nova (tipo, mulheres aos 35 que estão procurando desesperadamente um namorado/parceiro/marido e acha que a única maneira de despertar a atenção do sexo oposto é comprando horrores de roupas e sapatos exclusivos). Aí, você potencializa a situação ridícula, já que parece que a leitora é um ET recém chegado à Terra – claro, porque só sendo de outro planeta para não saber que aquele quadrado iluminado que mostra das informações do celular chama-se tela.

As partes que considerei interessantes foram as que tratavam de jardinagem (assunto que conheço xongas) e decoração. Imagine o meu suplício, considerando que um dos princípios (ok, manias, eu admito) que tenho ao ler um livro é, por pior que possa ser, NUNCA largá-lo pela metade; a criança tem mais de 500 páginas e cada um desses capítulos que gostei tem umas 15, no máximo. Imaginou? Putz.

Depois dessa, passo a buscar referências somente em blogs, já que essa é a única maneira de se ter uma idéia do “refinamento literário” do sujeito. Cair numa dessas, espero que nunca mais!